Wednesday, August 17, 2016

Crônicas de uma noiva ousada


VAMOS FALAR DE CASAMENTO!


Hoje completo três anos de casada, segundo o Google, Bodas de Trigo ou de Couro (cada um escolhe o que mais lhe apetecer). Para comemorar essa data, resolvi compartilhar um pouco da minha experiência, um tanto ousada, de decorar minha festa de casamento.

Mas o que? Você decorou sua festa de casamento no mesmo dia do seu casamento na Igreja? Sim, claro que pude contar com a ajuda preciosa de um seleto grupo de amigos e familiares!


Mas, essa história começou dois anos antes do meu casamento. Como minha mãe fazia muita questão que eu casasse na igreja e eu fazia questão de ter a família comigo, resolvi unir o útil ao agradável. Pessoalmente, há muito tempo não tenho nenhuma religião mas não me senti incomodada por fazer esse agrado para minha mãe porém isso fez o orçamento, que já era pequeno, ficar ainda mais apertado. 


Como eu precisava conciliar a data disponível na agenda da igreja com uma data significativa para mim e boa para minha família participar (que é espalhada pelo Brasil e Mundo)marquei a data com quase 2 anos de antecedência.


Eu e minha mãe começamos então uma verdadeira novela para tentar fazer uma reunião bem aconchegante para a família e os amigos mais íntimos que coubesse no nosso orçamento. E que coisa terrível é fazer a tal da lista! Meu desejo (por motivos óbvios) era fazer um mini Wedding, mas como a família da minha mãe sozinha beira 50 pessoas seria quase impossível se encaixar nessa categoria! Somado-se a isso tenho que ressaltar o fato de a palavra "Casamento" elevar qualquer orçamento em pelo menos 3 vezes o valor normal.



Como o mais importante para nós era estar com as pessoas queridas, decidimos que o maior investimento seria em "comes e bebes"!  E posso dizer que valeu a pena!


Depois de ir a diversos salões de festas, feiras de noivas, audições de músicos, e todo tipo de evento voltados para casamento, conseguimos encontrar fornecedores bons e com preço justo. Mas foi cansativo!!


A decoração da igreja foi super simples. Apenas o tapete e decoração do altar.Para minha surpresa escolhi o tapete verde (eu amo vermelho) que combinava mais com a igreja e com o tom que queria dar para tudo: simples e aconchegante.



No caso da festa cortei a única coisa que eu julguei que poderia ser tirada do orçamento foi a decoração. Ah, mas você gastou com decoração! Sim, porém um gasto controlado. Claro que não é possível fazer isso sozinha e é preciso investir tempo! Eu optei por decorar eu mesma por que:



1. Não queria nada de muito luxuoso

2. Tenho amigos talentosos e tenho disposição para fazer a decoração
3. Meu orçamento estava apertado


Claro que eu aprecio o trabalho de decoradores! Acho que se obtém resultados maravilhosos com o auxílio de um profissional, porém, sempre que eu tentava uma alternativa mais simples eu recebia sugestões pobres e caras (para o que se propunha).




Optei por criar um visual Boêmio e Romântico, por isso juntei milhões de garrafas! 




Minha madrinha fez vários forrinhos de crochê com um toque vintage que seriam peça chave para unir os elementos que enfeitavam as mesinhas. Usamos formatos e quantidades variadas de garrafas e forros.

As flores escolhidas para a decoração foram cravos e rosas. As cores da paleta da decoração eram pérola, rosa claro e azul claro.



Escolhemos fitas e rendas para ajudar no clima romântico e despojado da festa. Cada mesa tinha um cardápio em porta retratos reaproveitados (sim, minha sogra tinha diversos deles iguais com tamanhos diferentes).

Usamos diversos trechos de poesias sobre o amor em todos os tags espalhados pela festa. Cada mesa, que era numerada e já informada no convite individual (sim, fui bastante control freak mas para maior comodidade dos convidados) trazia uma poesia diferente no verso.

Apesar da simplicidade plástica, todos detalhes foram pensados com carinho para celebrar o amor. 


Meu grande amigo Paulo Andrade fez meus noivinhos/pombinhos com o carinho de colocar os enfeites bem década de 20 e o símbolo do time do meu marido nele e meu enteado também presente! Muito lindinhos!



Os arranjos florais da mesa do bolo foram feitos por mim! Tenho que confessar que gostei bastante do resultado. Atualmente, com o auxílio dos tutoriais da internet podemos fazer quase tudo!

Ao todo fomos seis pessoas colocando as flores nos diversos vasos e fazendo a disposição dos enfeites. E não foi nenhum pouco estressante! Acho que cabeça vazia é realmente oficina do diabo! Como eu estava ocupada e vendo as coisas acontecer, fiquei calma e alegre. Ficamos até a hora do almoço arrumando o salão daí bastou ir para casa, tomar um bom banho e partir para o salão (agora de beleza)!

Tenho deliciosas recordações de todo o processo de construir a festa! A festa ficou linda mas passa num segundo! 

Então, caso tenha disposição para fazer, um bom grupo de pessoas dinâmicas e talentosas e um projeto realista: mãos à obra! O que realmente fica para sempre são as boas lembranças!


3 comments:

  1. Hoje cedo eu acordei e lembrei que dia era e fiquei lembrando de várias "cenas" do dia do casamento... O meu topete que nunca ficou pronto, você me falando pra não chorar quando entrou e me viu aos prantos, o Vinícius sentando na nossa mesa pra bater altos papos, você dançando Macarena comigo falando que não lembrava dos passos e que tava muito bêbada, hahahaha! E, claro, do meu Santo Antônio lindo! Inclusive entrei no meu Instagram e pra ver a foto que postei dele no dia seguinte, só pra olhar pra ela mesmo (já que ele ainda tá aqui, todo lindo) e lembrar tudo o que ele representava na época e tudo mais.
    Foram 3 anos difíceis, mas ter vocês ao meu lado deixou tudo mais fácil!
    (Ok, vim falar de decoração e acabei chorando, kkkkkkk!!!!)

    Enfim, foco! Acho que o mais bacana da decoração que vocês montaram foi que ela foi notada, mesmo que como um detalhe. Todo mundo reparou, todo mundo comentou, todo mundo parou pra ler, todo mundo achou bacana combinar com o convite, sabe... Mostra que valeu a pena esse esforço prévio, porém divertido. Se aquela época fosse hoje eu faria questão de ir ajudar, sem dúvidas!

    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ReplyDelete
  2. Mari, adorei saber mais dos preparativos para seu casório! Deu para perceber que foi tudo feito com muito amor e esmero. Os detalhes estão lindos e cada coisa reflete muito de você. Amei conhecer!
    xoxo

    ReplyDelete
  3. A descrição que fez do dia do seu casamento faz a gente viajar de volta no tempo. Foi um dia lindo. Parabéns pelas bodas e mesmo de longe, saiba que torço para que vc e o Vinícius tenham uma vida plena juntos. Beijos!

    ReplyDelete