Wednesday, March 23, 2016

O encanto de descobrir coisas novas



Faz pouco tempo descobri um mundo novo chamado: Dolls.
"Nossa, mas por que usar um termo inglês? Por que apenas não dizer bonecas?"
Bem, por que quando se diz boneca instantaneamente tudo se resume ao universo infantil... Como se admirar a beleza e plasticidade de uma boneca fosse direito exclusivo das crianças. Inclusive, essa discussão por si só renderia um longo e controverso post, porém hoje quero tratar de outro aspecto!


Conheci há pouco tempo através de minhas queridas Sweetluly e Meninaquechove a extensa família das Dolls da Groove. Os membros mais notórios são as Pullips, Tayeng, Dal (minha favorita), Byul, Isul (mais detalhes no site oficial da Groove http://www.jpgroove.com/ ).

À primeira vista são umas "bonecas cabeçudas" que estranham os olhos formados na escola da famosíssima Barbie. Contudo, a delicadeza peculiar dessas bonecas vai nos conquistando a medida em que percebemos a personalidade distinta de cada uma e sua vocação para a fotografia.

Após um mergulhos no Flickr (canal riquíssimo para ver a produção de fotos de diversos colecionadores mundo a fora) e nas mais diversas contas no Instagram, uma vontade crescente de explorar todas as nuances expressivas dessas bonecas me tocou! Para quem não gosta de estar na frente das câmeras é um prato cheio!

Comecei minhas humilde imersão nesse mundo infinito de possibilidades... Junto com isso surgiu o interesse em tutoriais de costura, miniaturas, etc, e eis que me apresentaram a Blythe!


[Acima exemplo de foto de uma Dal (Olívia, minha) uma Byul (Silena, SweetLuly) e uma Blythe Customizada (Odeth, Menina que Chove) tirada no Museu de arte da Pampulha em 2015]



[Acima exemplo de foto de uma Dal (Olívia, minha) um Isul (Regis, SweetLuly) e uma Pullip (Kimberly, SweetLuly) tiradas em 2015]

Serei 100% honesta: Blythe não é para iniciantes! Suas características físicas são muito mais marcantes: a boneca original brilha (o que eu pessoalmente detesto) além de ter um rosto um tanto exótico. Contudo existe uma coisa maravilhosa chamada customização e, no caso das Blythes, os resultados são simplesmente SENSACIONAIS! Vale mais milhões de pesquisas nesse quesito (tenho uma pequena lista de customizadoras brasileiras e estrangerias dos sonhos)!



[Blythe customizada pela artista BlythebyCihui. Completamente apaixonada por essa Blythe. caso alguém ganhe na megasena pode me dar uma, ok?]


[Customização feita pela artista Julia Cabral. Nesse caso ainda melhor por que ela mora em BH!! *-*]


[Customização feita pela artista brasileira Nat M. Custom . Mais uma customizadora cujo trabalho conheci através da indicação das amigas do Blythecon. Já podem sentir o nível de detalhes dos trabalhos com Blythe! Muito apaixonate mesmo!]


Talvez o rosto extremamente redondo e grande seja a chave para o sucesso dessas bonecas. Elas se transformam em verdadeiras obras de arte nas mãos habilidosas de customizadores que esculpem e maquiam seus rostos  com maestria, tornando cada uma delas peças únicas! Por enquanto são apenas um sonho para mim.


Mas, como tudo parece ser escrito (num roteiro meio noir meio comédia romântica) eis que surge uma oportunidade de viver uma experiência única para uma entusiasta iniciante como eu: a Blythecon 2016 que será em BH (minha cidade)!


Tão logo fiquei sabendo disso, tratei de me colocar a disposição para tomar parte da equipe de organização. E não poderia ser mais empolgante! Cada uma das pessoas envolvidas no processo é 100% comprometida e apaixonadas pelo evento.

Para quem não conhece, a Blythecon é uma convenção anual que reúne colecionadores de todo o país para trocar figurinhas (apresentar suas Dolls, comprar e vender artigos relacionados e participar de palestras e oficinas). As convenções acontecem praticamente no mundo inteiro. No nosso caso, cada ano é realizada numa cidade diferente do Brasil. É uma evento sem fins lucrativos, 100% bancado pelos próprios participantes e pessoas dispostas a doar serviços, dinheiro ou itens que gerem renda para realização do evento.

Os membros da comissão organizadora são voluntários e dedicam meses tentando fazer um evento divertido, interessante e agradável para todos os participantes. Esse ano nós desenvolvemos produtos para angariar fundos para o Blythecon 2017. Sinceramente estou apaixonada pela caneca!



[Para comprar a caneca ou qualquer item do Blythecon BH basta acessar lojablytheconbh.iluria.com ]


Convido a todos para conhecer um pouco do Blythecon BH que acontecerá dia 15/10/2016! Estamos preparando tudo com muito cuidado! Todas as pessoas envolvidas estão se dedicando com muito cuidado e carinho! Está sendo uma experiência única poder contribuir (no meu caso apenas com a parte de design gráfico) para tornar esse evento real!

Espero que lentamente eu possa viver novas experiências com as demais colecionadoras de BH e quiça do Brasil.

Por hoje já me estendi demais!

Até breve!



4 comments:

  1. Colecionar bonecas foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida, a sete anos atrás. Sinto que por causa disso conheci meus amigos mais próximos, que eu poderia ter conhecido de qualquer jeito, mas uma coisa leva à outra.
    Por exemplo... Sem as bonecas não teria conhecido a Lili. Sem a Lili não estaria na Fnac no dia que descobri do primeiro evento do Gil que fui e não teria conhecido o Gil. Sem conhecer o Gil e o fã clube, bem, não conheceria você e todos os outros! e sem contar as outras amizades que fiz/fortaleci por causa disso!
    Poderia ter acontecido de outra forma, mas eu gosto da forma como foi.

    Sem contar que tem as bonecas em si, que são um show a parte. Eu amo tanto essas cabeçudas. Claro que a vida adulta foi chegando e pude me dedicar menos a elas do que podia no início (tanto no quesito tempo quanto no dinheiro, hahaha), mas o que importa é que sempre que preciso elas estão aqui, do meu lado, me fazendo sorrir. Nesse momento estou digitando com Reg olhando pra mim e... Ah, Mari! Esse foi o presente mais fofeza que já ganhei na vida, irei te agradecer para sempre!!!!

    Doida pra BlytheCon! Será incrível!
    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sei perfeitamente como se sente. A vida é muito louca (nesse caso louca boa)! Proporciona encontros inesperados e inestimáveis! Sobre o Regis só tenho uma coisa a dizer: Olívia! Quites bebê, forever!
      Beijos de uma de minhas escritoras favoritas!

      ps. pena que não posso citar livros do futuro no meu perfil!

      Delete
  2. Ah, as bonecas!!!!! Acho que nada melhor do que fazer parte desse mundo de plástico, que para nós chega a ir além do próprio plástico.
    Nas nossas mãos as dolls ganham vida, ganham personalidades! De nada adianta planejar mil coisas antes de sua chegada, porque quando aqui estão, nada é como esperamos. Elas nos contam seus nomes, suas preferências, suas manias, seus desejos...
    Já disse antes e repito, seja muito bem-vinda a esse mundo bonequeiro, cheio de amor e pessoas maravilhosas que acabam se tornando amizades verdadeiras em nossas vidas!
    Com certeza em breve você terá mais cabeçudas em sua coleção e desejo que possamos continuar essa amizade, que começou devagar, mas que vem tomando forma, cada vez mais forte, principalmente agora com a BlytheCon, um evento que será lindo graças aos esforços e apoio de toda a comissão e, também, da ccomunidade bonequeira que entende que um evento não se faz sozinho, há muito trabalho nos bastidores!!!! Beijos Mari! Depois confere meu blog, assim como você, sou iniciante, mas quem sabe não temos futuro né!? <3
    http://ferpanda.com/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Concordo plenamente! Tenho vivido momentos deliciosos com todas vocês! Acredito que a atmosfera agradável e criativa das nossas reuniões pro-BlytheconBH serão sentidas por todos que participarem! Que venham mais encontros felizes! Bjs

      Delete