Thursday, July 7, 2016

Os livros que marcaram minha infância


Faz um tempinho queria compartilhar alguns livros que por mais esfarrapados, amassados e encardidos não tenho nenhuma intenção de me desfazer de sequer um deles. São aqueles livros que, apesar de ser voltados para crianças, sempre arrancam um sorriso saudoso no meu rosto!




Para quem foi criança ma década de 80 talvez seja fácil lembrar do Círculo do Livro. Minha mãe sempre comprava livros para meu irmão e eu nessa época! Mas os livros que guardo até hoje são desde a época de pré-escola.



 O primeiro livro à esquerda era de uma coleção. Na minha escolinha tive oportunidade de ler quase todos na pré-escola. Ainda hoje me lembro da história da menina que procurava um gatinho preto... As ilustrações com influências fortes da década de 50 me encantavam!

Apesar do apelo das imagens, alguns deles me conquistavam pela história. Dessa turma vale destacar um em especial!


Para uma pessoa de memória extremamente seletiva e curta lembrar de uma passagem de um livro que li quando era pelo menos 27 anos atrás é algo considerável! Esse livro brinca com palavras e imagens, signos e significantes! Muito lúdico e divertido! Por exemplo:

"A vaca tem quatro patas.
A pata tem dois pés.
Se a vaca tem quatro patas caminha com oito pés?!"

Como escrevi de memória "dei-me licença poética" e abusei do direito adquirido pelo tempo de estar equivocada nos pormenores! Caso tenham no convívio de vocês alguma criança alegre e criativa na fase de alfabetização eu super recomendo! Nem sei se ainda existe mas reina no meu coração!



Em seguida poderia citar inúmeros da minha coleção Disney! Mas os mais amados são: A Bela Adormecida (com direito a encenação da espada da coragem e escudo da verdade ou algo que o valha), Cinderela (que minha mãe contava cantando a música da fada!), Branca de Neve e Dumbo (o que mais emocionava meu irmão e eu)! Devo confessar que o talento nato de minha mãe para contação de histórias contribuiu imensamente para o despertar da paixão de meu irmão e eu pela leitura!

Em breve farei um post inteiro sobre o livro "Os mais belos contos de Fadas" pois suas ilustrações belíssimas foram sem sombra de dúvidas uma influencia fortíssima para mim!

E vocês ainda guardam algum livro da primeira infância?


1 comment:

  1. Doida para o post sobre "Os mais belos contos de Fadas" porque realmente as ilustrações são maravilhosas.
    Adorei a seleção de histórias que vocês tinham da Disney. Tem minha princesa favorito, meu príncipe favorito (sempre será, nada vai atrapalhar isso!) e meu animal favorito desse universo, tudo lindo!
    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ReplyDelete