Thursday, July 14, 2016

Momento controvérsia: Copie e cole, mas pense antes.


Outro dia tive a terrível experiência de ler uma postagem de Facebook (dessas “copiar e colar”) que eu achei tão ofensiva que tive que me controlar para não comentar.

No caso eu sei que a pessoa, que é mega legal, não deve ter pensado na profundidade do que estava escrito antes de postar, então juntei toda a força do meu ser e simplesmente passei adiante, silenciosamente.

A publicação dizia:

Um brinde a mim mesma, que mudei a minha ‪#‎CINTURA por uma‪#‎BARRIGA , troquei vários pares de ‪#‎SAPATOS por fraldas e‪#‎BRINQUEDOS ...que deixei ‪#‎NOITES de ‪#‎ENCONTROS com ‪#‎AMIGOSpor constantes #NOITES em ‪#‎CLARO. Que mudei tanto e deixei tudo para receber  ‪#‎AMOR em troca.
Vamos ver quantas 
‪#‎MÃES ‪#‎ORGULHOSAS copiam e colam no seu mural.‪#‎AmoSerMãe....

Momento de silêncio por todas as feministas do mundo que perceberam o que me incomodou.



Primeiro: Fora Temer. Ok, estou zuando (#SQN) .  Para começar não transforme uma coisa tão bonita, profunda e importante como a maternidade em algo opressor! Não propague sua escolha como algo que por si só te torna melhor ou pior que alguém! Isso não é verdade. Ter um filho não é um “raio magico de transformação em seres humanos melhores”. Não desmereça sua própria experiência. Como qualquer outra coisa na vida, só será positiva se você se esforçar para se tornar melhor.

Segundo:  Não seja medíocre ao ponto de generalizar e banalizar escolhas de vida categorizando pessoas que não fizeram sua escolha (se é que de fato não a fizeram) como pessoas fúteis! Não gente. Você se tornará mãe! Comece o exercício de ser melhor que ontem não propagando ideias sexistas e opressoras!! Além de tudo uma mãe pode continuar sendo vaidosa e gostar de sapatos e nem todas as mulheres que não têm filhos o fazem por vaidade!

Terceiro:  Não propague o modelo que a mulher, uma vez que se torna mãe, deve deixar de fazer tudo que fazia e virar essa nova espécime, que vive exclusivamente para seus filhos, reprimindo qualquer coisas que seja manifestação de sua própria identidade. Claro que nos primeiros meses de vida o bebê exige cuidados extras. Claro que um filho tem impacto na vida dos seres humanos. Mas assim como os pais continuam tendo vida e personalidade, a mãe também deve ter.  Para minha alegria eu conheço diversos casos de mães que continuam existindo como indivíduos e criam filhos saudáveis que entendem que o mundo não gira em torno deles, prontos para o futuro.

Enfim. Eu entendo que as pessoas que postam isso apenas querem extravasar a imensa alegria de ser mãe! Parabéns, estaremos sempre na torcida! Mas, justamente por que como pais estão formando uma criança, é fundamental tentar ver além! Sejamos críticos e ponderados! É nosso dever como adultos pensar, refletir e buscar jogar fora o que não deve ser aceito numa sociedade civilizada e inteligente e propagar o que há de bom e saudável para mentes promissoras!


Antes de colar, reflita: isso é realmente o que penso? Se sim, vá em frente. Se não, não faça.

No comments:

Post a Comment