Friday, March 25, 2016

Lista de 8 Filmes para não assistir se estiver numa BAD


Sabe aqueles filmes que você assiste, se angustia e fica semanas pensando sobre eles incessantemente? Eu sei, acontece milhões de vezes...

Pois bem, esse post é sobre filmes que tem inúmeros aspectos que os tornam interessantíssimos mas nem sempre uma boa opção para aqueles dias em que estamos meio xoxos, baixo astral ou extremamente sensíveis...

Nessa lista só coloquei os filmes que vem na cabeça de cara quando se pensa nesse assunto.

1º Tartarugas podem voar

Só para começar é filme IRANIANO, logo é certo que você vai chorar! Para mim é quase sinônimo!

A história bem resumidamente é sobre moradores de uma vila curda na fronteira do Iraque com a Turquia que procuram uma parabólica (para ficar "antenados" nas notícias...momento piadinha infame) e estão prestes a serem atacados pelas tropas norte americanas. O fio condutor da narrativa são as crianças e sua relação com o ambiente.

Assistam quando estiverem fortes ou se quiserem derreter de chorar mesmo. Muito interessante mas muito triste.

2º IDA



Eu particularmente amei esse filme. A fotografia, o trabalho com som e silêncio, o enquadramento, tudo muito bem trabalhado! As atrizes também são muito boas! Conduzem com muita profundidade cada uma das personagens. Sem ser clichê! Sem tentar te fazer gostar delas. Adorei, mas... É super triste! Fiquei pensando sobre vários aspectos dele por dias...

Sinopse basicona: uma mocinha está prestes a se tornar freira no convento que viveu toda sua vida quando a Madre superiora exige que ela se encontra antes com sua tia, que é única parente viva. A principio a tia (que é Judia diga-se de passagem) não parece estar muito animada com isso até que os porquês começam a aparecer. Pano de fundo nazismo e autodescoberta.

Bem legal mesmo! Cenas fortes e envolventes de uma forma sutil. Quando você percebe já está completamente envolvido. O ritmo é de filme europeu. Para os que só assistem filmes de Hollywood pode ser um pouco estranho. Mas, se gosta de cinema, mergulhe e se aventure nas outras narrativas estéticas usadas mundo afora!

3º Para sempre Alice

Esse ainda tem outro alerta: cuidado se tiver tendências hipocondríacas como eu! Tive certeza absoluta que estava começando a ter Alzheimer! Borboletas virou até um jargão aqui em casa!

O filme é sobre uma professora universitária que trabalhou a vida inteira com linguística e começa a desenvolver a Síndrome de Alzheimer. Tenho que aplaudir mais uma vez a atuação impecável de Julianne Moore. É muito perturbador ver o impacto dessa doença na vida da personagem e de todos que convivem com ela... Para piorar, eu assisti o filme num domingo a noite!! Não façam isso!


4º Piaf

Por acaso já choraram até seus olhos ficarem tão inchados que fica difícil mantê-los abertos? E então, além de estar horrorosa (por que seu rosto está desfigurado) começa a sentir uma dor de cabeça que nenhum remédio é capaz de acabar? Foi assim minha experiência com esse filme.

A vida dela é uma m... sem fim. Prêmio de consolação para ela: canta muito! Mas de resto em sua vida não há nada de bom...

A Atriz está muito bem! adorei! Depois desse filme ela se tornou queridinha da América (feito considerável para uma francesa). Filme bem legal! Mas, como todos os anteriores: triste.

5º Cabra Cega

Filme brasileiro sobre a ditadura. O tema por si só já mexe muito comigo. Fiquei super angustiada e triste no final dele. Talvez por que tenha um pano de fundo real e ainda muito recende (década de 70). Bom filme! Excelentes atores mas bem forte! Não vou fazer muita sinopse por que o fato de ser sobre a ditadura já diz muito! Assistam se quiserem ver um pouco da rica produção nacional de cinema (uma ótima oportunidade para assistir algo de qualidade que não é nem comédia e nem Globofilmes que para mim faz filme de TV passada na tela de cinema - futuramente falo sobre isso).


6º Um lugar qualquer

Tenho reações muito fortes sobre esse filme da Sofia Coppola. Ele tem a mesma temática ("sofrida vida dos bem nascidos") porém numa roupagem diferente. Também trata da angustia e vazio existencial mas de uma ator de Hollywood . Eu fiquei tão angustiada no cinema que cogitei levantar e sair (coisa que nunca fiz) por isso acho que ela fez um trabalho primoroso: eu senti o que o personagem sentia. Não é um filme fácil ou mastigado. Diria que, assim como Ida, está mais para filme de arte por que explora sensações mais que diálogos. A primeira cena já diz muito do que está por vir. Enfim é punk. Você fica procurando digerir aquilo tudo e depois de uma semana algumas questões vão surgindo na sua cabeça e você fica se perguntando se não está viajando.

7º O anticristo



Esse filme eu não consegui assistir por muito tempo. Provavelmente por que estou numa fase hiper sensível e a primeira cena já deu o tom dramático (e diria até poético) do filme. Li muitas críticas e estou curiosa com relação a ele mas eu fiquei mega angustiada já na primeira cena. Um dia, talvez, eu assista e possa dar mais detalhes sobre o filme. O roteiro é provocador e ousado. a direção de arte também (considerando o inicio dele). É uma filme de arte que deseja te tirar de sua zona de conforto com dois atores excepcionais no elenco. Enfim, ficará na lista de stand by.

8º Preciosa
O oitavo filme dessa lista é um filme que há anos quero ver mas nunca junto coragem (para quem se interessar possa, está disponível no Netflix)! Conta a história de uma menina gorda, pobre, violentada pelo pai, abusada pela mãe, que tem um filho síndrome de Down e é suspensa da escola grávida pela segunda vez, enfim só coisa ruim. De lambuja tem a atuação elogiadíssima de Mariah Carey (sim aquela dos agudos inaudíveis). Morro de curiosidade de ver esse filme mas tem como não ser perturbador? Será que eu sobrevivo a ele? Não sei. cenas do próximo capítulo. Acho que vou chamar uma amigas para ver... Quem sabe em grupo é menos traumático.

Bom essa foi minha listinha de filmes que te deixam super BAD. Em breve farei a lista de filmes que te fazem pensar mas, sem morrer... Eu juro!

Por hoje é só pessoal!
Até Breve!

2 comments:

  1. Péssima hora da minha vida para acessar essa lista, né? hahaha
    Apesar de que ando muito querendo assistir Para Sempre Alice... Sei lá, às vezes quando estou muito triste eu gosto de assistir filmes angustiantes porque aí eu libero todas as lágrimas que existem com vantagens: 01) sai duma vez e não sobre nada e 02) as pessoas acham que é só por causa do filme!

    Um filme que eu colocaria numa lista dessa? Acho que O Menino do Pijama Listrado!
    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ReplyDelete
  2. Resolvi comentar cada uma das indicações:
    1º Tartarugas podem voar - Nunca assisti - Parece realmente ser o tipo de filme para se passar longe quando se está bad. O problema que vejo é que, infelizmente, ele mostra a dura realidade que se passa nessa e outras regiões. O que mais estudei em minha graduação foi isso, então acho que nem chocaria tanto com o filme. Vi coisas muito pesadas e tristes e que, infelizmente, eram com pessoas reais. ;(
    2º Ida - Nunca asisti - Pela sinopse acho que não seria o tipo de filme que eu pararia para asistir. O enredo me parece um pouco comum, em função do tema de fundo (Nazismo). Sou do tipo de cinema de Hollywood, admito, mas quem sabe não me animo e dou uma chance a esse. Se assistir te conto o que achei! ;)
    3º Para sempre Alice - Assisti - Filme surpreendente! Julianne Moore arrasando como sempre! Sobre o filme: muito chocante ver e entender como se desenvolve a doença, a qual velocidade ela se desenvolve, como a pessoa e a família são afetadas em função disso. Não sou de chorar em filmes, não chorei nesse, mas posso dizer que esse é daqueles que parece que tem algo preso/entalado na garganta da gente. Triste e envolvente. Não recomendo a quem já passou por algo semelhante na família, certeza que isso não deve fazer bem!!!!
    4º Piaf - Não assisti - Já me disseram que esse é para chorar até se acabar, pelo visto foi o que lhe aconteceu né!? Mas assim, não sei, não me interessei pelo enredo quando procurei a respeito, não me aprofundei no assunto, sabia que era mais relacionado a vida dela, e tenho uma tendência a não gostar de filmez relacionados a vida de alguém, seja esse alguém quem for. Vou pensar se assisto ou não! ;)
    5º Cabra Cega - Não assisti - Tenho sempre um pé atrás com filmes brasileiros. Não sei, acho que é algo meu sabe, não consigo assistir e gostar, ou mesmo achar que tem validade, que é algo bacana. Por ser sobre a ditadura o enredo deve ser bem interassante, mas nada que me faça querer correr pra assistir. Estudei bastante essa época na faculdade e, se o filme for bem fiel a época, é triste e pesado.
    6º Um lugar qualquer - Nunca assisti nem ouvi falar - Acho que entra na mesma categoria de Piaf, não sei se me interesso pelo estilo de filme. E ao contrário de você, não pagaria para assistir no cinema. Eu tenho várias categorias que assisto, e tem sempre os que valem a pena assistir no cinema (mesmo que depois o filme seja decepcionante) e os que não valem a pena pagar para ver no cinema, porque sei que é o estilo que vou sentar lá por o que, umas 2h e curtir a sessão. Cinema pra mim tem de ser prazeroso e valer cada centavo que paguei, e esse filme não se enquadra. Não estou desmerecendo quem goste, só não faz meu estilo mesmo.
    7º O anticristo - Não assisti - Dei uma leve pesquisada sobre o filme e assim, não sei se assistiria não. Talvez em uma manhã bem ensolarada, com alguma companhia (isso não é filme para ver sozinho).
    8 Preciosa - Assisti - Pesado, impactante, doloroso de se ver, mas ao mesmo tempo, envolvente, mostra a dura realidade da mulher negra, pobre, gorda. Apesar de mostrar algo que sabemos ser comum a muitas meninas/moças em situação semelhante a de Preciosa, o filme tem uma carga emocional muito forte, entendo você dizer que não conseguiu assistir, e olha te digo, se acha que tudo termina bem, e que isso seria um bom motivo para ver o filme, mas não se iluda, não vou contar, mas é triste assim como todo o filme. ;(

    PS: Sobre a sugestão da Luly, concordo, acho que O Menino do Pijama Listrado super se enquadra na sua listinha. Nunca li o livro mas já me disseram que é ainda mais triste que o filme. O filme te faz pensar em tudo que ocorreu na época do Holocausto e que sabemos que não foi nada bonito de se ver. Acho a atuação de David Thewklis (nosso querido professor Lupin) primorosa, assim como a dos demais protagonistas. Não sei se por retratar a realidade do que aocnteceu, ou se pela maneira que foi contada a história, o filme nos coloca a pensar em várias coisas e atitudes que temos ao longo da vida.

    ReplyDelete